PROGRAMA SAÚDE MENTAL: LINHA DE CUIDADO EM SAÚDE DA MENTE
1. NÍVEL DE ATENÇÃO:
Primário e Secundário (gerenciamento de doenças crônicas não transmissíveis)
2. LINHAS DE CUIDADOS:
- Transtornos mentais severos e persistentes
- Dependência de álcool e outras drogas
- Fatores agravantes ou atenuantes de problemas de saúde mental já identificados.
3. ÁREA DE ATENÇÃO:
Saúde do adulto
4. POPULAÇÃO ALVO:
Beneficiários Sabin Sinai que apresentam sintomas relacionados aos transtornos mentais severos e persistentes, sintomas relacionados à dependência de álcool e outras drogas e fatores que podem se constituir em fatores agravantes ou atenuantes de problemas de saúde mental já identificados.
5. OBJETIVO:
- Educar e induzir o beneficiário a mudança comportamental diante da doença crônica instalada;
- Prevenir ou retardar a ocorrência de complicações ou agravamento da doença crônica,
- Fortalecer e incentivar o acompanhamento de beneficiário pela Equipe Multidisciplinar do Espaço Vita Sabin Sinai;
- Articular as informações e ações desenvolvidas pelo programa toda a Equipe Multidisciplinar
- Promover fidelização ao plano de cuidado proposto pela Equipe Multidisciplinar.
6. PROFISSIONAIS DE SAÚDE ENVOLVIDOS NO PROGRAMA:
- Médico Psiquiatra
- Psicólogos
- Médico de Família ou Clínico Geral
- Enfermeiro e Técnico em enfermagem
7. PROFISSIONAIS DE SAÚDE ENVOLVIDOS MONITORAMENTO TELEFÔNICO OU TELEMONITORAMENTO:
- Enfermeiro
- Técnico em enfermagem
8. PROFISSIONAIS DE SAÚDE ENVOLVIDOS NA VISITA DOMICILIAR QUANDO NECESSÁRIA:
- Enfermeiro
- Técnico em enfermagem
9. OPERACIONALIZAÇÃO:
a) População alvo:
- Beneficiários Sabin Sinai que apresentam sintomas relacionados aos transtornos mentais severos e persistentes, sintomas relacionados à dependência de álcool e outras drogas e fatores que podem se constituir em fatores agravantes ou atenuantes de problemas de saúde mental já identificados.
- Sexo: masculino e feminino
- Situação: beneficiários ativo no plano de saúde residentes em Juiz de Fora /MG;
- Beneficiários com condições para autocuidado.
b) Identificação de elegíveis:
- Beneficiários captados do programa de gerenciamento em saúde;
- Encaminhamento da rede credenciada quando identificado a necessidade de apoio no processo do cuidado;
- Auto indicação – inscrição no site;
- Busca ativa no sistema de gestão período de busca e contato 1 ano (Analise de reajuste/ gastadores; Relatórios gerados por desospitalização/internação;
- Relatórios gerados pelo Tasy na plataforma de medicina preventiva).
10. CAPTAÇÃO:
- Aplicar questionário de estratificação – avaliação inicial
- Apresentação do programa – forma orientada
- Aceite de participação através de registro físico – termo de consentimento livre e esclarecido
11. INCLUSÃO:
- Beneficiário ativo e elegível;
- Beneficiário com aceite ao programa;
- Beneficiário do Sabin Sinai;
- Área de abrangência: Juiz de Fora/MG
12. EXCLUSÃO:
- Cancelamento do plano;
- Óbito.
13. DESLIGAMENTO:
- Deixar de residir na área de abrangência (Juiz de Fora)
- Beneficiário suspenso;
- Não fidelização ao programa (abordagem de três contatos sem sucesso);
- Solicitação do beneficiário;
- Perda da capacidade de autocuidado.
14. CLASSIFICAÇÃO DE RISCO DE ACORDO COM A COMPLEXIDADE:
- História pregressa
- Poli patologia
15. AÇÕES DE MONITORAMENTO:
O gerenciamento do beneficiário é composto de ações de monitoramento.
O primeiro contato será realizado após confirmação da identificação e elegibilidade do beneficiário, a equipe entrará em contato via telefone para agendamento das consultas do primeiro ciclo da linha de cuidado conforme disponibilidade do beneficiário e agenda do Espaço Vita Sabin Sinai podendo levar até 3 meses para o primeiro contatoinicial sendo realizada neste período 03 tentativas de contato em meses e horários diferenciados até o desligamento do cliente caso este não sejaencontrado.
Os demais contatos de acompanhamento poderão sofrer alterações na periodicidade do acompanhamento devido ao perfil do beneficiário(estar fora de contato/abrangência ou trabalho).
16. PLANO DE CUIDADOS/ ORIENTAÇÕES:
O plano de cuidados do beneficiário é realizado através de orientaçõespresenciais, online, ou por contato telefônico e explicado ao beneficiário e seus familiares presentes no momento da consulta, registrando no plano de cuidadosapenas as ações checadas durante a realização da ficha de acompanhamentode enfermagem e que não são realizadas pelo beneficiário e devem serconcluídas pelo beneficiário até o próximo contato e/ou consulta.
Demais ações e condutas do plano de cuidados são de orientação:
- Oferecer cuidado a todos os pacientes, com sensibilidade para aspectosculturais e desejos pessoais, na visão de cuidado integral centrado na pessoa;
- Orientar os beneficiários sobre os fatores de risco relacionados aos transtornos mentais, como hábitos de vida e comportamento;
- Estimular adesão ao tratamento medicamentoso e não medicamentosoconforme orientação médica;
- Estimular adesão às Terapias;
- Orientar referente a queixas e possíveis intercorrências ao tratamento,encaminhando o beneficiário à Equipe Multidiscilinar, quando necessário;
- Encorajar relação paciente-equipe colaborativa, com participação ativa do paciente nas consultas, na realização dos exames e tratamento medicamentoso;
- Solicitar exames complementares, quando necessário.
17. RESULTADOS ESPERADOS:
Participação ativa do paciente nas consultas, na realização dos exames e tratamento medicamentoso promovendo assim a fidelização do tratamento proposto e prevenindo ou retardando a ocorrência de complicações ou agravamento da saúde mental.
18. BIBLIOGRAFIA:
Linhas de Cuidado do Sistema Sabin Sinai – Versão 01
Consultas médica se qualquer atendimento clínico, eletivo ou de urgência realizados pela rede ampla credenciada ou pelas especialidades não descritas na Linha de cuidado, não estão contemplados nos Programas.