Mitos e verdades sobre o câncer de mama
Aqui reunimos alguns mitos e verdades sobre a doença:
-> Ninguém na minha família tem câncer de mama. Por isso não corro risco de desenvolver a doença – MITO ❌
Nenhuma mulher está imune ao câncer de mama. A doença pode ser causada por mutações genéticas espontâneas ou herdadas, e apenas 10% dos casos são hereditários.
-> Praticar uma atividade física ajuda a reduzir os riscos de desenvolver a doença- VERDADE ✅
Fazer exercícios ajuda a diminuir o risco de ter câncer de mama. Pesquisas indicam que caminhar por cerca de 30 minutos todos os dias é benéfico para a redução do risco de desenvolver a doença.
-> O câncer de mama sempre aparece como um caroço – MITO ❌
O câncer de mama nem sempre aparece como um caroço. Pode se manifestar como microcalcificações que não são sentidas no toque. A mamografia pode identificá-las quando são pequenas.
Além disso, existem outros aspectos que podem indicar câncer de mama, como: inversão ou descamação do mamilo, presença de secreção pelo mamilo, inchaço e vermelhidão da mama, irritação, retração da pele ou aparecimento de rugosidade.
-> Câncer de mama tem cura – VERDADE ✅
O câncer de mama pode ser curado, mas muitos fatores influenciam, incluindo o diagnóstico precoce. O tipo de câncer também é importante, e cada paciente é único. Mas, mesmo nos casos sem cura, avanços na medicina podem controlar a doença e melhorar a qualidade de vida.
Por isso, além do autoexame, esteja com os seus exames em dia! De 01 de outubro a 30 de novembro, nossas beneficiárias terão valor mínimo de coparticipação para fazer uma mamografia se tiverem entre 40 e 69 anos (faixa etária de atenção). Basta escolher uma das clínicas parceiras da campanha, marcar o exame e os documentos necessários já estarão disponíveis na clínica escolhida. 😉 Clique aqui para saber mais.
Não perca tempo. A prevenção salva vidas! 🩷