PROGRAMA MEU MELHOR: GERENCIAMENTO DE CRÔNICOS E COMPLEXOS
1. NÍVEL DE ATENÇÃO:
Primário e Secundário (gerenciamento de doenças crônicas não transmissíveis)
2. LINHAS DE CUIDADOS:
Diabetes Mellitus, Hipertensão e Obesidade
3. ÁREA DE ATENÇÃO:
Saúde do adulto
4. POPULAÇÃO ALVO:
Beneficiários Sabin Sinai portadores de casos moderados a graves de Diabetes Mellitus, Hipertensão e Obesidade.
5. OBJETIVOS:
- Educar e induzir o beneficiário a mudança comportamental diante da doença crônica instalada;
- Prevenir ou retardar a ocorrência de complicações ou agravamento da doença crônica;
- Fortalecer e incentivar o acompanhamento de beneficiário pela Equipe Multidisciplinar do Espaço Vita Sabin Sinai;
- Articular as informações e ações desenvolvidas pelo programa toda a Equipe Multidisciplinar
- Promover fidelização ao plano de cuidado proposto pela Equipe Multidisciplinar.
6. PROFISSIONAIS DE SAÚDE ENVOLVIDOS NO PROGRAMA:
- Médico Cardiologista
- Médico Endocrinologista
- Médico de Família ou Clinico Geral
- Nutricionista
- Enfermeiro e Técnico em enfermagem
7. PROFISSIONAIS DE SAÚDE ENVOLVIDOS MONITORAMENTO TELEFÔNICO OU TELEMONITORAMENTO:
Enfermeiro e Técnico em enfermagem
8. PROFISSIONAIS DE SAÚDE ENVOLVIDOS NA VISITA DOMICILIAR QUANDO NECESSÁRIA:
Enfermeiro e Técnico em enfermagem
9. OPERACIONALIZAÇÃO:
a) População alvo:
- Beneficiários Sabin Sinai portadores de casos moderados a graves de Diabetes Mellitus, Hipertensão e Obesidade.
- Perfil: etário acima de 18 anos
- Sexo: masculino e feminino
- Situação: beneficiário ativo no plano de saúde residentes em Juiz de Fora /MG;
- Portadores de Diabetes Mellitus, Hipertensão e Obesidade;
- Beneficiários com condições para autocuidado.
b) Identificação de elegíveis:
- Beneficiários captados do programa de gerenciamento em saúde;
- Encaminhamento da rede credenciada quando identificado a necessidade de apoio no processo do cuidado;
- Auto indicação – inscrição no site;
- Busca ativa no sistema de gestão período de busca e contato 1 ano (Analise de reajuste/ gastadores; Relatórios gerados por desospitalização/internação;
- Relatórios gerados pelo Tasy na plataforma de medicina preventiva).
10. CAPTAÇÃO:
- Aplicar questionário de estratificação – avaliação inicial
- Apresentação do programa – forma orientada
- Aceite de participação através de registro físico – termo de consentimento livre e esclarecido
11. INCLUSÃO:
- Beneficiário ativo e elegível;
- Beneficiário com aceite ao programa;
- Beneficiário do Sabin Sinai;
- Área de abrangência: Juiz de Fora/MG
12. EXCLUSÃO:
- Cancelamento do plano;
- Óbito.
13. DESLIGAMENTO:
- Deixar de residir na área de abrangência (Juiz de Fora)
- Beneficiário suspenso;
- Não fidelização ao programa (abordagem de três contatos sem sucesso);
- Solicitação do beneficiário;
- Perda da capacidade de autocuidado.
14. CLASSIFICAÇÃO DE RISCO DE ACORDO COM A COMPLEXIDADE:
- Classificação Condição Clínica
- Crônico
- História pregressa
- Tabagismo
- Poli patologia
15. AÇÕES DE MONITORAMENTO:
O gerenciamento do beneficiário é composto de ações de monitoramento.
O primeiro contato será realizado após confirmação da identificação e elegibilidade do beneficiário, a equipe entrará em contato via telefone para agendamento das consultas do primeiro ciclo da linha de cuidado conforme disponibilidade do beneficiário e agenda do Espaço Vita Sabin Sinai podendo levar até 3 meses para o primeiro contatoinicial sendo realizada neste período 03 tentativas de contato em meses e horários diferenciados até o desligamento do cliente caso este não sejaencontrado.
Os demais contatos de acompanhamento poderão sofrer alterações na periodicidade do acompanhamento devido ao perfil do beneficiário(estar fora de contato/abrangência ou trabalho).
16. PLANO DE CUIDADOS/ ORIENTAÇÕES:
O plano de cuidados do beneficiário é realizado através de orientaçõespresenciais, online, ou por contato telefônico e explicado ao beneficiário e seus familiares presentes no momento da da consulta, registrando no plano de cuidadosapenas as ações checadas durante a realização da ficha de acompanhamentode enfermagem e que não são realizadas pelo beneficiário e devem serconcluídas pelo beneficiário até o próximo contato e/ou consulta.
Demais ações e condutas do plano de cuidados são de orientação:
- Oferecer cuidado a todos os pacientes, com sensibilidade para aspectosculturais e desejos pessoais, na visão de cuidado integral centrado na pessoa;
- Orientar os beneficiários sobre os fatores de risco relacionados com odiabetes, hipertensão e obesidade, como hábitos de vida ligados à alimentação e à atividade física;
- Orientar pacientes sobre automonitorização (glicemia capilar e pressão arterial), técnica de
- aplicação de insulina e aferição de pressão arterial;
- Estimular adesão ao tratamento medicamentoso e não medicamentosoconforme orientação médica;
- Orientar referente a queixas e possíveis intercorrências ao tratamento,encaminhando o beneficiário à Equipe Multidiscilinar, quando necessário;
- Encorajar relação paciente-equipe colaborativa, com participação ativa dopaciente nas consultas, na realização dosexames e tratamento medicamentoso;
- Solicitar exames complementares, quando necessário.
17. RESULTADOS ESPERADOS:
Participação ativa do paciente nas consultas, na realização dos exames etratamento medicamentoso promovendo assim a fidelização do tratamentoproposto e prevenindo ou retardando a ocorrência de complicações ouagravamento da doença crônica
18.BIBLIOGRAFIA:
Linhas de Cuidado do Sistema Sabin Sinai – Versão 01
Consultas médicas e qualquer atendimento clínico, eletivo ou de urgência realizados pela rede ampla credenciada ou pelas especialidades não descritas na Linha de cuidado, não estão contemplados no Programa.